segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cem artigos - uma reflexão sobre a escrita critico-construtiva em blogues


Como este é o meu centésimo artigo publicado no Dinamizar Portugal, achei por bem fazer uma reflexão publica sobre a escrita em blogues e sobre a disponibilidade para pensar na sociedade! …..desculpem a maçada!

Colaborar num blogue como o Dinamizar Portugal tem sido uma verdadeira experiência de vida!
Escrever em blogues não é tão simples como se poderá imaginar. Falo da escrita pensada, da critica construtiva e da independência absoluta! Não falo da escrita dos insultos nem da critica destrutiva. Essa pode ter audiência em outros fóruns mas neste blog não tem “tempo de antena”!
Quando o Dinamizar Portugal foi criado, foi previamente pensado como um blogue diferente dos outros mas um blogue com opinião, com visão da sociedade e espírito de futuro!

Neste blogue não há radicalismos nem fanatismos que distorcem a razão! Mas sempre houve valores, opções políticas e bom senso! Nem todos concordamos com as mesmas soluções e nem todos identificamos os mesmos problemas! Mas todos gostaríamos de viver numa sociedade melhor, mais responsável e mais justa!
Uns são economistas, outros são biólogos, alguns são matemáticos, sociólogos, politólogos …......isso não interessa! Acima de tudo são pessoas interessadas e mentalmente disponíveis para pensar no mundo que as rodeia e no país de onde são naturais (mesmo que por cá não residam)!

Somos capazes de criticar mas também louvamos politicas, damos sugestões, apontamos o dedo e sugerimos caminhos!
Quando escrevemos expomo-nos e damos a conhecer o que nos vai na alma! Arriscamos dar a nossa opinião e dispomo-nos às criticas mas sentimo-nos melhor por deixar à sociedade o que só na sociedade pode ser resolvido!

O número crescente de leitores motiva a publicação de novos textos e estimula a contribuição de mais pessoas! A diferença de opiniões promove o debate e cria autênticos fóruns de discussão!
Passados dois anos e 100 artigos, sinto que cada publicação marca o inicio de mais uma discussão construtiva que cria mais dinamismo social e que estimula a existência de mais opiniões!

Dinamizar Portugal não é um partido nem tem partidos, não é Grupo de Interesse nem está refém de quem tem poder! O Dinamizar Portugal é acima de tudo um serviço público de artigos e comentários sobre temas do quotidiano e da vida real. Comentamos o que se passa nos corredores do poder mas não fechamos os olhos ao que se passa nas ruas, nos campos de cultivo e dentro das habitações desfavorecidas!

E temos um valor unificante do qual não abdicamos: A Dinamização de Portugal, do seu tecido económico e da sua sociedade civil! Este é o nosso lema e a nossa orientação estratégica!

Sem comentários: