sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nunca é tarde demais para negociar!

Partilho o link para um artigo meu publicado em 02/05/2013 no espaço opinião do Parlamento Global:




Nunca é tarde demais para negociar!

por Nuno Vaz da Silva, em 02.05.13




parlamentoglobal

4 comentários:

José Lapalice disse...

e se os partidos, como toda a evidência demonstra, não defendem o interesse dos portugueses acima dos seus próprios interesses?
Porque o bloco central não precisa de negociar mais. Têm coexistido muito bem durante 30 anos, portanto o que não falta são negociações...e negociatas.

Assim como ninguém acredita numa verdadeira mudança na Madeira jardinista, não se pode esperar grandes resultados de negociações entre os actuais partidos com a sua estrutura solidificada e interesseira.

José Lapalice disse...

Aliás, o problema em Portugal é excesso de negociação entre pessoas que só defendem os seus próprios interesses. Sem tanta negociação como seria possível a existência de cancros (só para dar alguns exemplos) como a maior parte das PPPs, do BPN, ou do mais recente swapgate ?

Nuno Vaz da Silva disse...

Lapalice, a negociação acontece quando os incentivos para que exista são concretos. Não tem existido porque não tem interessado a ninguém. Os incentivos a não negociar sobrepunham-se. Mas isso tem de mudar ou tem de ser mudado

José Lapalice disse...

Como se diz, burro velho não aprende. Há uma necessidade extrema de terminar com esta 3ª república, mudar todo o sistema eleitoral (maior representatividade/proximidade dos deputados face a quem os elege, fim deste regime semi-presidencialista arbitrário, redução de autarquias, etc) e de preferência o surgimento de novos partidos.
Mas a válvula de escape da emigração é muito grande, logo isto não se vai conseguir mudar com os que cá ficam e que não são reaccionários como a maioria da população cuja vontade para mudar é próxima de zero.