Confesso algum desconforto pessoal por ouvir falar em mais uma eleição de 7 maravilhas! Depois das 7 Maravilhas do Mundo Antigo e das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, temos sido invadidos pelo que eu chamo "SPAM das 7 Maravilhas"!
São as 7 maravilhas da gastronomia, as 7 maravilhas do País, do Distrito, do Concelho, as 7 maravilhas das praias… por este andar, qualquer dia estamos a votar nas 7 maravilhas das inutilidades das 7 maravilhas!
De um conceito interessante passámos para algo sem qualquer valor cultural ou turístico. As 7 maravilhas tornaram-se vulgares e sem interesse cívico, comparáveis talvez aos recordes do Guinness World Records que os portugueses tanto gostam de superar mas que são de utilidade nula ou mesmo negativa!
Não vejo outro objectivo nestas eleições que não sejam as receitas dos telefonemas, os salários milionários dos apresentadores e a ocupação de quem não tem muito mais a que se dedicar!
Mas, será que esses “nobres” interesses privados são publicamente relevantes para que a televisão pública dedique mais do que um minuto do seu tempo com estas questões? Não haverá nada mais importante do que perder tempo com eleições que são desfasadas pelo número de caciques de cada região em votação e pela capacidade económica dos votantes? Será ainda que alguém terá em consideração (isto, caso se lembre) as várias 7 maravilhas já eleitas e as que se seguem nas suas decisões turísticas ou gastronómicas?
Penso que há assuntos bem mais relevantes para ocupar tempo de antena numa televisão pública e não me parece que a multiplicação do SPAM das 7 maravilhas de tudo e mais alguma coisa seja produtivo, interessante ou relevante para o país e para os cidadãos que suportam financeiramente a televisão pública!
p.s.: caso não concorde comigo, e dado que este blog não censura outras opiniões, pode utilizar este link para votar nas 7 Maravilhas das Praias de Portugal – Costa Alentejana