quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tem Grandes Vantagens (o TGV)









Sempre achei um grande disparate argumentar contra o TGV Lisboa - Madrid dizendo que uma melhor ligação entre estas duas cidades iria contribuír para a deslocalização da actividade económica para longe de Lisboa. Onde é que se viu melhores ligações de transporte servirem de desincentivos ao investimento?


Tal argumento parece-me paroquiano, contra-intuitivo e também contrário a muita teoria económica que dá pelo nome de nova geografia económica, que valeu o prémio Nobel a um tal Krugman.  Fico contento de ver este novo artigo publicado no QJE, talvez a publicação científica com maior prestígio em economia, que demonstra que a melhoria da acessibilidade entre a "fábrica" e a sede aumenta o investimento na primeira.

Assim, considere-se por exemplo uma empresa Espanhola com sede em Madrid mas fábrica na região da grande Lisboa. Os resultados do estudo referido, sugerem que o TGV aumentaria o investimento na região de Lisboa. E bem precisámos de mais investimento!

Felizmente, parece que pela enésima vez um governo conclui que o TGV afinal até é uma boa ideia. Vamos lá ver se desta vez é que é...

4 comentários:

José Lapalice disse...

Terá de ser pela enésima primeira vez. Porque dois dias depois dessa notícia de 5 fevereiro, veio esta: http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=67834.

" Em conferência de imprensa hoje, em Lisboa, o governante esclareceu que “o objectivo do Governo é ligar os portos do sul – Setúbal, Sines e Lisboa – ao resto da Europa”, o que vai ser feito através do projecto Linha de Transporte de Mercadorias (LTM).

“O TGV está cancelado, esse cancelamento é irreversível e o projecto de Portugal é o projecto LTM” (Linha de Transporte de Mercadorias), reiterou o governante.".


Aproveite-se para relembrar um dos argumentos do ex ministro das obras públicas. http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/tgv_pode_transformar_lisboa_na_quotpraia_de_madridquot.html.

Paulo Santos Monteiro disse...

Sim, também li a segunda notícia Fico à espera da Nºésima+1... :)

É incrível como o processo de decisão e consulta pública é barroco e confuso...

Já agora, qual é a tua opinião?

José Lapalice disse...

A minha opinião é que entre ter um TGV cuja estação seria no Poceirão ou uma linha que permita a comboios andarem a 180-200km/h, como é possivel a um alfa-pendular fazer se houver linha para isso, prefiro que se invista em linhas de velocidade-alta. De que me serve ter um comboio capaz de andar a 300km/h, se estando em lisboa tenho de apanhar um comboio para chegar a uma estação a 30km de distância?

Sendo que o que é mais prioritário é a linha de mercadorias em bitola europeia entre porto de sines e frança. Agora para isso acontecer, também é preciso que espanhois concordem. o que não é um dado garantido.

Nuno Vaz da Silva disse...

Eu não duvido que o TGV seja uma boa ferramenta para promover o desenvolvimento económico. Mas tenho dúvidas quanto à rentabilidade do projecto e considero que o seu custo de oportunidade é elevado.