quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vou oferecer um Ferrari a cada português!

Amigos, estou a pensar candidatar-me a Primeiro-ministro e este poderá ser o meu slogan!
Sim, com este slogan espero captar a atenção de pelo menos 2.077.238 portugueses (número de votantes no PS nas ultimas legislativas e que permitiu ganhar as eleições com 36.56% dos votos).

Argumentos não me vão faltar para defender o meu slogan (embora me falte obviamente o dinheiro quando e se alguma vez quisesse concretizar a medida): Se eu prometer um Ferrari a cada português, para além de manter a consistência das grandes promessas das últimas eleições, vamos poder dar uso às auto-estradas, cobrando muitas portagens e dispensamos facilmente a existência de TGV`s.
Perguntar-me-ão: “Estás doido? Mas tu sabes que isso não é possível de cumprir!”
De facto é um slogan irrealista mas, afinal de contas, os slogans não têm a função de ser realistas. Apenas servem para ganhar eleições!
Não querendo fazer uma crítica partidária, esta tem sido a estratégia do PS (um verdadeiro case-study de como ganhar eleições com a venda de ilusões). Prometeu 150.000 empregos em 2005 (promessa que sabia de antemão não poder cumprir) e prometeu em 2009 comboios de alta velocidade, empregos, auto-estradas e muito optimismo contra o discurso da crise (promessa que sabia também não ser possível de cumprir).
Depois de ganhar as eleições posso sempre alegar uma qualquer crise internacional para fazer um volto face de 180º a este slogan. Afinal de contas, se 2.077.039 portugueses forem na conversa do meu slogan já poderei dar empregos dourados a muitos actuais e futuros amigos, mesmo que não cumpra nada do que prometi! Posso perder as eleições seguintes (se não arranjar um slogan que ultrapasse em irrealismo a promessa dos Ferraris) mas pelo menos já posso acrescentar umas linhas ao currículo e, quem sabe, passar a dar umas aulas numa Universidade dos EUA. Mas, nessa altura, terei muitos mais amigos (todos aqueles a quem arranjei emprego) que me ajudarão a ser novamente eleito. Assim, ficaremos todos felizes, mesmo que o país se continue a afundar!

3 comentários:

José La Palice disse...

Alegadamente um senhor ganhou uma Câmara Municipal oferecendo micro-ondas e outros electrodomésticos. Isso é exequível. Oferecer Ferraris a 2 Milhões é claramente impossível dada a reduzida produção anual da marca, como se conseguiriam os mesmos resultados gastando muito menos.

V. disse...

Estás a esquecer-te que não podes subir os vencimentos dos funcionários públicos a uns meses das eleições...

Nuno Vaz da Silva disse...

Realmente não percebo os vossos comentários. É que, está comprovado, para ganhar eleições não necessito desses argumentos terrenos e pessimistas! A minha candidatura será pela positiva e recorrendo ao melhor que existe em cada português! De que me serve saber que não existe produção de ferraris suficientes ou que não posso subir vencimentos? Isso são aspectos menores!!