quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ideias Para a Redução do Défice #1

Embora sendo economista, nunca li uma versão detalhada de um Orçamento de Estado. Não estando na posse dessa informação, não posso sugerir mais que aquilo que é óbvio. Pelo menos, para alguns...

Nunca li uma versão detalhada do Orçamento, mas já fui ao site do Governo e sei que o actual é composto por 14 Ministérios. Curiosamente (ou não), na secção de "perguntas frequentes", não consta "para que é que precisamos de tantos Ministérios?!". Pessoalmente, nunca percebi o que faz o Ministro da Presidência; e a existência de um Ministro dos Assuntos Parlamentares escapa à minha lógica. Interrogo-me para que serve um Ministério da Agricultura (sector que contribui com menos de 10% para o PIB): não podia ser uma Secretaria de Estado ou mesmo uma Direcção-Geral do Ministério da Economia? Pergunto-me se Educação, Cultura e Ensino Superior não poderiam estar reunidos. E, embora tenha muitas preocupações ecológicas, duvido da pertinência de um Ministério do Ambiente.
Reorganização governamental: medida com redução de despesa em progessão geométrica, porque cada um destes Ministros tem o seu gabinete - e, a propósito, o site do governo também não esclarece quantas pessoas compõem em média tal staff e, muito menos, qual o vencimento de cada uma delas.

Sem comentários: