segunda-feira, 17 de junho de 2013

Para discussão...

A Educação permite-nos sair das trevas das superstições. Permite-nos saber pensar, decidir  produzir, inovar...

A Educação é um bem em si.

Um pouco por arrasto a existência de Professores também é vista como um bem em si. 

Os professores são uma ferramenta com um objectivo muito claro: formar os nossos jovens (e não só os jovens). Enquanto esse objectivo for observado a ferramenta é um bem. 

Claro que isto não faz sentido. 

Numa situação em que a aprendizagem acontecesse por outra via (ver qualquer romance de Aldous Huxley e outros para auxilio à imaginação), a existência de Professores seria inútil.

Hoje os professores agiram em conflito com o seu objetivo.

Podemos discutir se têm direito a isto, ou se têm razão naquilo. Até podemos dizer que a culpa é do Governo, da Troika, dos Astros. Tudo isso são discussões válidas (salvo a dos Astros). 

O essencial do dia de hoje é que prejudicaram o objecto da sua existência... os alunos e a Educação.

8 comentários:

V. disse...

Isso numa visão de curto prazo.

V. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
V. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
V. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Antunes disse...

Como assim?

Nuno Vaz da Silva disse...

Pedro concordo contigo mas o que mais me aflige é o facto do Governo não saber comunicar nem explicar isso aos cidadãos. Os professores actuaram em corporação e isso vai implicar que o Governo descentralize a negociação com os professores por agrupamento escolar. Quando isso acontecer, o Sr. Mário Nogueira que julgo nunca terá sido professor, terá de negociar as condições dos professores com cada agrupamento e o movimento sindical corporativo na educação terá um sério revés. Vera, sei que és professora e tenho professores na família (por quem tenho o maior respeito) mas ser conivente com uma greve em data de exames é esticar a corda da negociação para lá do limite, sem ter qualquer pejo de noção da situação do país nem dos benefícios de uma classe protegida. Haverá mais sectores em identicas situações mas nesta greve os professores só ganharam mesmo no curto prazo. No médio e longo prazo perdem credibilidade e perdem a luta contra este ou outro qualquer governo. Por vezes os meios não justificam os fins e este foi um bom exemplo!

Pedro Antunes disse...

Mas que este governo comunica mal aos cidadãos é notório...

Mas os cidadãos também andam demasiado passivos e acríticos nesta questão.

Pedro Antunes disse...

Não tinha isto presente:

- O sr. Mário Nogueira deu aulas 10 anos, seguindo-se 20/22 anos como sindicalista. O que é que ele sabe da realidade de hoje dar aulas?

Não faria sentido os sindicatos (que são uma entidade privada) começarem a limitar os mandatos dos seus dirigentes?