quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como começar o dia a sorrir

Durante muito tempo fui ouvinte assídua do programa matinal da Antena 1. Deliciava-me com as notícias, com os comentários políticos e, de forma geral, com a informação. Porém, há já algum tempo que troquei a rádio pela música que sai do meu ipod.
Acordo todos os dias às 7h00 para fazer cerca de 35 km para ir trabalhar. Gasto uma pequena fortuna em gasóleo e portagens e, muitas vezes, ainda apanho filas de trânsito, o que somado já é suficientemente deprimente para começar o dia.
A conversa sobre a crise é um desgaste psicológico que nos está a minar dia após dia. Tenho recebido, das mais variadas fontes, incentivos a ver o horizonte de forma positiva, através da enumeração de todas as coisas em que Portugal é pioneiro e, ainda, das muitas actividades que se podem realizar sem custos.
Muitos dos problemas que o país atravessa derivam da inércia e da falta de motivação. Temos uma costa fabulosa, inundada por sol na maior parte do ano, mas temos os ginásios cheios e os espaços ao ar livre vazios! Caminhar e correr não tem de estar associado a uma mensalidade. Enchemos os armários de roupa e acessórios que daqui a dois anos já ninguém usa e depois enchemos sacos e doamos a instituições e continuamos, ainda assim, a ter mais do que precisamos.
E sorrir? Não tem custos, mas tem muito valor e produz um efeito estimulante em quem dá e em quem recebe. Está na altura de, objectivamente, encontrarmos soluções e pararmos de nos lamentar com os erros do passado. Pelo sim, pelo não, vou continuar a aproveitar os 45 minutos casa-trabalho para ouvir boa música e começar o dia a sorrir.

1 comentário:

Nuno Vaz da Silva disse...

Eu já cancelei o ginásio...até porque só o pagava! :)