quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ainda bem que é Agosto!

Agosto é o mês de férias por excelência para a maioria dos portugueses. A cidade de Lisboa fica vazia face ao fluxo migratório que ocorre nesta altura do ano. Uns vão para o estrangeiro, outros para o sul do país, outros, a quem a factura da despesa não permite estes luxos, deslocam-se até às praias mais próximas da cidade. É também por esta altura que as praias da Costa da Caparica se enchem de banhistas.

Em mais de seis anos de trabalho, nunca tirei férias em Agosto, porque é o melhor mês do ano para trabalhar. O telefone pouco ou nada toca, os emails reduzem-se substancialmente e a pilha de tarefas acumuladas ao longo do ano pode finalmente desaparecer de cima da minha secretária. No entanto, o que mais me seduz neste mês, de calor e sol intenso, são as filas de trânsito que, como por magia, simplesmente, desaparecem!
É precisamente neste contexto que sou levada a reflectir sobre a notícia, que abaixo transcrevo, relativa à reintrodução do pagamento de portagens na ponte 25 de Abril durante os meses de Agosto.

«O Orçamento do Estado para 2011 prevê a eliminação da isenção de pagamento de portagens da ponte de 25 de Abril durante os meses de agosto, enquanto medida de racionalização de despesa, enquadrada no objetivo global de consolidação das contas públicas a que o Estado Português se comprometeu a cumprir».

Confesso que tal medida não me afecta particularmente, porque não vou muitas vezes à praia e não o faço por ter ou não de pagar uma portagem. A medida até então adoptada reflectia mais uma excessiva protecção do Estado em matérias pouco ou nada relevantes. Ao longo de todo o ano tenho de pagar portagens diárias para me deslocar de casa para o trabalho e vice versa. No fim de cada mês a factura é pesada e é mais uma parcela, a par do combustível, a abater ao ordenado. Justo seria repensar os custos excessivos para quem não tem outras alternativas, mais ainda quando se prevêem aumentos de 15% e 25% nos custos dos transportes públicos.

Eu até sou a favor do utilizador-pagador, mas parece-me que o problema não é o pagamento de portagens na ponte 25 de Abril em Agosto, mas sim a racionalização de despesa que é pedida a quem já tem de apertar o cinto o ano inteiro. Parece-me ainda que não é uma questão de justiça social, mas sim de injustiça de princípios. Por fim, penso que convocar um buzinão para a próxima segunda-feira não vai resolver nenhuma das questões fundamentais desta temática, mas antes agravar o início, sempre tumultuoso, de mais uma semana de trabalho. Ainda bem que é Agosto!

2 comentários:

Nuno Vaz da Silva disse...

Pessoalmente concordo a 100% com o pagamento da portagem em Agosto! Não vejo nenhum motivo para que o custo dessa travessia fosse liquidado por via do orçamento de estado, ou seja dos impostos de todos nós.
Até porque a discussão não deve ser entre pagar ou não pagar porque o custo existe sempre. Pode é ser pago por quem utiliza ou ser pago por todos os portugueses.
E não vislumbro nenhuma justificação para que, nesse caso em concreto, e num mês especifico, sejam todos os portugueses a custear essa taxa!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.