sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ao melhor estilo do Fernando Pessa... E esta hein?

Uma semana após a cimeira europeia, ainda não é claro se as medidas acordadas pelos países membros da zona euro serão suficientes para acalmar os mercados (provavelmente não). No entanto há um consenso em relação a uma coisa, foi um passo na boa direcção. Três aspectos surgem como os mais importantes. Primeiro a redução do custo financeiro associado ao apoio prestado pelos restantes membros do euro aos países sem acesso normal aos mercados de dívida. Segundo, o reconhecimento que é necessário envolver os privados no exercício de reestruturação da dívida. E "last but not least" um compromisso para uma estratégia de crescimento para a zona euro.
Sim, porque é sem dúvida esse o elixir para estabilizar os mercados financeiros, um crescimento económico robusto e uniforme na zona euro! E é importante que todos os agentes de política económica contribuem para esse objectivo, incluindo o Banco Central Europeu... Ora, ao contrário dos seus congéneres nos EUA e na Inglaterra, o BCE iniciou uma trajectória de contracção monetária para combater a inflação. E apesar da contracção monetária, isto é o que aconteceu com os juros da dívida publica Alemã...
Isso mesmo, diminuíram! Ao melhor estilo do Fernando Pessa... E esta hein? É o mecanismo de transmissão monetária de pernas para o ar... E porquê?
Na minha opinião, uma possível explicação é a seguinte. A Europa precisa de crescimento. Uma política monetária contraccionária prejudica esse objectivo e contribui para a crise da dívida soberana nos países periféricos da zona euro. Isso conduz os investidores a comprar dívida Alemã num exercício de "flight to quality". E em resultado disso, as taxas de juro na Alemanha diminuem, contribuindo para o sobre aquecimento da sua economia. Conclusão, numa Europa de assimetrias, uma política monetária mais acomodativa pode simultâneamente contribuir para um crescimento mais uniforme na zona euro e ser consistente com o objectivo de estabilidade de preços, que é a missão do BCE.
Este é sem dúvida um momento interessante para pensar sobre economia!
Paulo S. Monteiro
smont.paulo@gmail.com (comentários bem vindos)

Sem comentários: