segunda-feira, 25 de julho de 2011

Seguro 0 – Coelho (e Marques) 1

Podia ser o resultado de um jogo mas não é. Trata-se de confronto político/partidário e começa agora a disputar-se! Conforme era esperado, Seguro venceu as eleições internas e, não perdendo tempo, criticou a politica do PSD e do Governo. Mas cometeu o erro de efectuar essa intervenção criticando a política de juventude, mencionando que o actual Governo trata a juventude como “jovens a dias”.
António José Seguro definiu a sua estratégia ainda antes das eleições a Secretário Geral do PS quando afirmou: “ Não respondo a ministros do Governo. Quando o Primeiro-ministro falar, aí sim, responderei!” Seguro procurou desta forma assumir-se como candidato a Primeiro-Ministro e foi uma boa estratégia. Colocou-se ao nível do líder do Governo e do principal partido opositor. Era o que lhe competia e foi eloquente na mensagem que passou por via da comunicação social.
Mas Seguro parte com a desvantagem usual dos partidos em renovação e na oposição. E neste caso em particular, cometeu um erro elementar:
E porquê?
Os motivos são 2: Em primeiro lugar porque a actual situação dos jovens é, em grande parte, reflexo das políticas não deste mas dos últimos governos. E embora Antonio José Seguro não fizesse parte dos Governos anteriores, foram os seus “camaradas” que definiram essa politica.
Mas o segundo motivo é mais relevante. Ao criticar a politica de juventude, Seguro possibilitou que a resposta às suas declarações não fosse do Primeiro-Ministro, não fosse de um Ministro ou mesmo da liderança parlamentar do PSD mas sim do líder da Juventude partidária do PSD – Duarte Marques.
Não pretendo aqui analisar as políticas de juventude em Portugal nem identificar culpados mas, nesta matéria específica, Seguro cometeu um erro estratégico que o recoloca ao nível da sua passagem pela JS e não como líder do maior partido da oposição (ou como candidato a Primeiro-ministro). O tema foi mal escolhido e o timming não foi o melhor. Desconheço se a resposta do PSD ao agora líder do PS foi acordada entre Passos Coelho e Duarte Marques (ou até se foi fruto do acaso) mas nesta disputa táctica, não é difícil identificar qual dos dois partidos apresentou a melhor estratégia!

2 comentários:

Fernando disse...

Amigo,
Tem calma. Podes ter razão como o tema da juventude foi abordado. Mas também ninguém liga ao líder da JSD, considerando que foi a resposta oficial do PSD. E, pelas reações que já ouvi, de alguns jovens em situação de desespero, é gratificante que alguém no seu primeiro discurso como Secretário-Geral do PS aborde os problemas de tantos milhares de jovens que não sabem como o futuro vai correr. Mete esse contador em 0-0, porque o jogo começa dentro de minutos...

Nuno Vaz da Silva disse...

Fernando, é sempre bom ter o teu contraditório! Compreendo o que dizes e não nego que a mensagem é importante (até porque também me afecta) e necessita ser discutida.
Apenas a estratégia politica não foi a melhor porque permitiu uma resposta que minimiza o estatuto de quem proferiu a acusação ao Governo.