“Made in Portugal: black loo roll and ‘royal’ shoes” -- Foi este o titulo da noticia publicada
esta quarta feira no Financial Times sobre Portugal e novos mercados.
“What can Portugal produce that the rest of the world wants to buy?” ‘e
certamente uma excelente abordagem para traçar novos investimentos e conquistar
novos mercados lá fora.
A noticia que menciona alguns exemplos de sucesso da industria exportadora
portuguesa refere-se não só ‘a qualidade dos nossos produtos, tais como os
sapatos, mas também ao espírito inovador e criativo, tais como o papel
higiénico preto da Renova. Mas não ‘e tudo, mencao e' tambem feita ao aumento das exportações (11.6%) e diminuição das importações (em 3.3%) no primeiro trimestre de 2012 comparativamente aos mesmos meses do ano anterior (de acordo com as
estatísticas nacionais) e a’ consequente diminuição do ‘trade gap”.
Outro ponto importante referido na mesma noticia ‘e a conquista de novos
mercados fora da Europa. A China surge como exemplo importante com um crescimento nas
exportações de 76% em 2011. Finalmente, ponto interessante do director da
Renova, a conquista de mercados externos já não ‘e tanto uma questão de preços
mais baixos (pois competimos com quem consiga sempre produzir mais barato), mas
sim uma questão de design e qualidade.
Boas noticias por Peter Wise (pois os jornalistas portugueses parecem estar
mais ocupados ‘a procura de mas noticias).
Interessante nao acham? Porque nao aproveitar estas boas noticias para partilharmos aqui no blog outros exemplos de sucesso que conhecamos... ou ideas que tenhamos?
Parece-me que andamos como os jornalistas, a dizer mal e mal e mal... Bom fim de semana! :)
1 comentário:
Boa dica Marta, se bem que não sei se somos nós que procuramos as noticias más ou se são elas que predominam e que devem ser identificadas para que o país possa progredir! Mas sou totalmente de acordo à divulgação dos case study de sucesso!!
Enviar um comentário