sábado, 23 de março de 2013

E se em vez de análise política orquestrada tivéssemos aulas de empreendedorismo em horário nobre?

Caros amigos,
Façam-me um favor, leiam os currículos académicos (inacabados) e profissionais (com experiência insuficiente para os cargos desempenhados) de Passos Coelho, Relvas, Seguro e Sócrates*. Limitem-se a estes quatro, não quero que fiquem afogados no “mar de demagogia” e incompetência de mais líderes políticos.
*pedido ou não pelo sr. Relvas como técnica de sfumato, espero que o sr. Sócrates nos ofereça um boião cultural de Camus, Kierkegaard ou Wittgenstein e, evite comentários de administração pública ou economia.
Depois de ler os currículos das excelências citadas, quero que esqueçam qualquer humildade ou insegurança e comecem a criar as vossas empresas! Ou, candidatem-se a órgãos públicos, nas vossas autarquias ou, se estiver ao vosso alcance, no executivo central!
Tomem conta deste país porque tenho a certeza que são mais competentes que os nossos líderes, larguem os sofás, as pantufas, os empregos cómodos!
O país precisa de telejornais com notícias sobre a abertura de empresas, novo software,  patentes registadas, os casos de êxito nas exportaçoes, os resultados de investigação dos cientistas portugueses. Estamos fartos da agenda televisiva de verborreia demagógica do governo e da oposição.
Os meios de comunicação devem divulgar exemplos de negócio, ideias e projectos a seguir! No âmbito cultural, agrícola, industrial, científico, etc... o que importa é lavar o cérebro dos portugueses com os bons exemplos a imitar.
Não se exige a qualidade da BBC, apenas algumas aulas de empreendedorismo em horário nobre.
E para contribuir um pouco à divulgação de casos de sucesso em Portugal, fica uma pequena lista, de empresas grandes e pequenas, mais ou menos conhecidas, para abrir o apetite a futuras aventuras!!!
1.     http://www.facebook.com/idealandco – con destaque na edição de Março da revista Monocle, esta empresa apresenta fantásticas peças de pele aliadas ao saber fazer dos artesãos do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros
2.     http://www.flylondon.com/ - nascida em 1994, continua a destacar-se na área do calçado e em 2013 foi considerada “FASHION FOOTWEAR brand of the Year”
3.     http://www.petratex.com/ - “Deixou de se confundir com outras fábricas de confeções quando inventou uma técnica que roubou as costuras às peças de vestuário. Hoje, a Petratex é reconhecida internacionalmente, depois de ter participado na criação de fatos de natação que batem todos os recordes” – ver publicação original na revista UP http://upmagazine-tap.com/pt_artigos/petratex-a-fabrica-dos-sonhos/
4.     http://www.portucelsoporcel.com/en/index.html - aqui falamos de uma das grandes empresas portuguesas, mas centremo-nos num dos seus productos e de como é a 1ª referência a nível mundial: http://www.navigator-paper.com/  
5.     Leica em Portugal – a melhor máquina fotográfica é fabricada desde 1973 na fábrica de Famalicão. Saiu mais uma notícia nos últimos dias acerca deste bom exemplo de gestão:
6. http://gestamp.com/ – esta empresa espanhola, referência na indústria automóvel global, fez uma aposta de sucesso em três fábricas em Portugal (Vila Nova de Cerveira, Aveiro e Vendas Novas).

2 comentários:

Paulo Santos Monteiro disse...

Obrigado pelos exemplos de sucesso. Concordo que as empresas que funcionam merecem muito mais exposição mediática, também para que outros possam aprender com os bons exemplos.

Pedro Antunes disse...

É sempre fácil dizer... mas e fazer? Quantos aqui é que abriram empresas? Quantos se candidataram a cargos políticos?