quinta-feira, 7 de março de 2013

Eu já tenho o curso de socorrista! E tu?

As boas noticias devem ser partilhadas mas as boas politicas têm de ser louvadas. Se nos currículos académicos há espaço para matérias por vezes desnecessárias, então faz todo o sentido que este assunto de maior importância cívica seja tratado e divulgado até à exaustão.
Acima de todo o conhecimento estão as vidas humanas. A responsabilidade social é um valor em si mas é principalmente uma forma de lutar contra o individualismo crescente que está a alterar a forma de vivência das sociedades contemporâneas.
Por isso, faz todo o sentido que os conhecimentos de suporte básico de vida sejam partilhados com os alunos do 3º ciclo. Um dia, todos os portugueses terão esses conhecimentos e a nossa sociedade ficará mais humana e mais instruída.

Eu já fiz o curso de socorrista! E tu? O que esperas para o fazer?


3 comentários:

Paulo Santos Monteiro disse...

Eu também acho que os programas de ensino beneficiariam de maior flexibilidade e diversidade de oferta. Por exemplo, é pena que em poucas escolas primárias os miudos aprendem a jogar xadrez, um óptimo exercício para estimular o raciocínio, a concentração e a memória.

Nuno Vaz da Silva disse...

Exacto. O xadrez, não sendo um valor social mas é também um optimo exemplo de conhecimentos didáticos mas não académicos!

Pedro Antunes disse...

De acordo! E um melhor investimento num currículo desportivo... com óbvios benefícios para a saúde e redução de custos no longo prazo na saúde!

Tanto se pode fazer... o problema é ter um calendário de implementação que não ponha os professores na rua a refilar!