sábado, 25 de agosto de 2012

Gostaria de saber a vossa opinião...

Este Post é genuínamente uma sondagem aos leitores do Dinamizar Portugal. Considerem uma pequena economia aberta, que faz parte de uma união monetária e cujo o sector público enfrenta uma crise da dívida soberana e portanto não se pode endividar. Que notícia vos suscitaria maior optimismo:

(a) Importações crescem 1% no último trimestre.

(b) Importações diminuem 1% no último trimestre.

Vem isto a propósito de competitividade, crescimento, confiança dos mercados and what not...

Qual é a vossa opinião? 

  

6 comentários:

Nuno Vaz da Silva disse...

Ceteris paribus, a diminuição das importações parece mais optimista num contexto de balança comercial deficitária como o nosso.

Jose Lapalice disse...

Sem saber qual o saldo da balança comercial, qual a evolução das exportações, sem ter uma base de comparação mais alargada do que apenas uma variação trimestral, sem saber as causas por detrás dessa variação das importações, essa notícia deixa-me na sombra.

Jose Lapalice disse...

Por exemplo, menos importações porque se importaram menos equipamentos industriais que não conseguem ser produzidos em Portugal é negativo pois traduzirá menor investimento na produção. Mas se for menos importações de bens alimentares cujo valor foi substituído por produção nacional, então é positivo.

Pedro Antunes disse...

Que a pergunta assim colocada não faz sentido…

Paulo Santos Monteiro disse...

Se as exportações aumentaram mais que as importações, melhorando o saldo da balança corrente, acho que concordariamos todos em dizer que a evolução era favoravel.

Se as exportações aumentassem menos que as importações, acho que também haveria alguma margem para optimismo: se o sector privado é capaz de se endividar talvez significa que o "mercado" tem confiança na futura evolução da economia. E "confiança" é algo muito importante!

Fala-se muito da importancia de aumentar a competitividade: li recentement esta definição de competividade, "In our paper (Altomonte et al. 2012), we focus on a specific dimension of competitiveness, that is external or international competitiveness, defined as the ability to exchange the goods (and services) in which a country is abundant for the goods and services that in the same country are scarce."

Lapalice, concordo que a composição das importações é um elemento muito importante para fazer um diagnóstico.

Pedro, ainda menos sentido faz exultar com a evolução do saldo da balança corrente, sem nenhum detalhe sobre a composição subjacente.

Pedro Antunes disse...

Não sei se faz menos sentido ou mais… o que foi perguntado foi acerca das afirmações do post. Não percebo o teu comentário ao meu…