sexta-feira, 2 de março de 2012

EUROPA

A Europa sempre foi uma região de guerra. Uma região de conflito, dividida em centenas de países, estados, cidades independentes. Foi, salvo o período de domínio Romano, uma região de divisões. Este caracter durou milhares de anos.
Mesmo estando num estado de guerra permanente, mesmo tendo as suas principais nações em guerra umas com as outras, em alianças complexas e quase incompreensíveis, mesmo estando cercada por nações e povos hostis, em 500 anos fez do Mundo um Mundo à sua imagem.
Não existe um metro quadrado neste mundo que não tenha sentido o toque deste nosso continente. Não existe uma pessoa que não aja, num momento ou noutro da sua vida, com base em pressupostos Europeus.

Mais de 500 anos depois de Portugal e Espanha, agora vistos como PIIGS, terem unilateralmente dividido o mundo, os Europeus andam desanimados, desencorajados.

Passados menos de 20 anos desde que terminou a segunda guerra mundial, a mais devastadora guerra de sempre, a Europa estava outra vez de pá. Outros 20 anos passados e já era uma referência no mundo e para a democracia. Passados mais 20 anos já se falava no conceito de "fim-da-história" - não era só na Islândia.

O projecto Europeu é a maior e mais bem sucedida experiência social da história da humanidade. É o único modelo de integração completamente pacífico de que há registo. É o maior projecto de propagação da Democracia do mundo.
Isto não se apaga de um dia para o outro. A Europa continua a ser isto e muito mais. O maior impedimento para que a Europa responda aos desafios de hoje é a falta de fé com que hoje se olha para este projecto.

Tenho orgulho em ser Europeu. A Europa vai ter um papel fundamental na estabilidade mundial, crescimento económico e felicidade humana. 
Para isso só precisa que os Europeus acreditem tanto quanto os emigrantes de todo o mundo parecem acreditar.

Sem comentários: