quinta-feira, 17 de maio de 2012

Desemprego em Portugal dispara oficialmente para recorde de 14,9% e o desemprego real deve aproximar-se dos 22%.

No final de Março, existiam mais de 819 mil desempregados oficiais em Portugal. A taxa de desemprego em Portugal subiu para 14,9% no primeiro trimestre de 2012, um novo máximo histórico, que traduz um aumento de 2,5 pontos percentuais face ao trimestre homólogo. Foi a subida trimestral mais acentuada de que há memória, reflexo da recessão económica provocada pelas medidas de austeridade que estão a ser aplicadas no país, em troca de um resgate de 78 mil milhões de euros. Does it pay off?

O INE explica-nos que para este resultado contribuíram, fundamentalmente, seis situações:

  1. "a diminuição de 130,6 mil empregados do sexo masculino, que explicou 64,2% da variação ocorrida no emprego total;
  2. a diminuição de 135,8 mil empregados dos 15 aos 34 anos, que explicou 66,7% da variação ocorrida no emprego total;
  3. a diminuição de 276,1 mil empregados com nível de escolaridade completo correspondente, no máximo, ao 3º ciclo do ensino básico;
  4. a diminuição de 102,1 mil empregados no sector dos serviços e de 91,0 mil empregados no sector da indústria, construção, energia e água;
  5. a diminuição de 152,1 mil trabalhadores por conta de outrem, dos quais 106,5 mil tinham um contrato de trabalho com termo;
  6. e por último a diminuição de 204,4 mil trabalhadores a tempo completo.”
 Ao nível geográfico, a taxa de desemprego aumentou em todas as regiões. O Algarve é de longe a região mais fustigada pelo desemprego, com 20% da população activa a encontrar-se fora do mercado de trabalho no primeiro trimestre. Seguem-se Lisboa, Alentejo e Madeira, com a taxa de desemprego a aumentar para 16,5%, 15,4% e 16,1%, respectivamente.

Nas suas previsões mais recentes, o Governo apontou para uma taxa de 14,5% em 2012. No entanto, está a ser feita uma revisão dos métodos de previsão e deverão ser apresentadas novas projeções no início do próximo mês.

Recordo saudosista quando era UW de Credit Life e as taxas rondavam os 6%.Os números que o INE apresentou são absolutamente dramáticos, sendo piores do que as piores previsões.

Estes números colocam em causa a sustentabilidade da Segurança Social, nomeadamente na atribuição dos apoios sociais. “Os números […] conhecidos estão em linha com um conjunto de percepções do Governo mas o Governo já disse muito claramente que em conjugação com o Ministério das Finanças, o Ministério da Economia e o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social estão neste momento a fazer uma análise mais aprofundada destes mesmos números. Agora, para nós, o que é fundamental é realçar que a protecção social existe sempre e ela tem que existir nomeadamente de uma forma mais acrescida, em tempos de maiores dificuldades”.

Convém destacar que se torna iminente um real esforço do Governo no sentido de estimular a criação de emprego e dar uma resposta efectiva ao acordo de concertação social com os parceiros sociais que é muito importante e que permitirá que se possa acumular em parte com o subsidio de desemprego com rendimentos de trabalho, garantindo verdadeiramente que é mais fácil para as empresas contratar mas, acima de tudo, que é mais fácil colocarmos no mercado de trabalho muitas pessoas que hoje estão a receber subsidio de desemprego.

Sem comentários: