Eis um artigo interessante no Washington Post, que descreve uma iniciativa dos Estados Unidos no quadro do “Small Business Network of the Americas”. Obama oferece garantias bancárias e até subsídios aos empresários latinoamericanos residentes nos EUA. O objetivo é encorajar estes empresários a exportar para os seus países de origem produtos fabricados nos EUA.
A iniciativa é louvável, porque se sabe que um dos obstáculos mais importantes para as exportações é o estabelecer contactos nos potenciais países de destino. Naturalmente, a Diáspora latinoamericana possui uma vantagem considerável nestes mercados e portanto os EUA procura ajudar estes empresários.
Porque não fazer algo parecido, mas adaptado ao contexto português? Portugal, um país (hoje novamente) de emigração, possui uma vasta Diáspora em todo o mundo. E muitos membros desta Diáspora são empresários. Porque é que não encorajamos estes empresários a estabelecer contactos com fornecedores localizados em Portugal e assim contribuir para a exportação de produtos portugueses para os países onde são residentes. A capacidade de estabelecer contactos em todo o mundo através da nossa Diáspora poderia assim converter-se num fator de competitividade.
Paulo S Monteiro
3 comentários:
Paulo, essas iniciativas existem em Portugal… são é mal atribuídas, geridas e demasiado burocráticas. Mas plenamente de acordo.
E provavelmente também são pouco divulgadas, porque eu quase não conhecia... :)
E algumas mal dão para perceber... Já tive de ler alguns documentos mais de 3 vezes para perceber se a minha empresa se enquadrava ou não!
Enviar um comentário