sábado, 14 de abril de 2012

Façamos da Diáspora um fator de competitividade

Eis um artigo interessante no Washington Post, que descreve uma iniciativa dos Estados Unidos no quadro do “Small Business Network of the Americas”. Obama oferece garantias bancárias e até subsídios aos empresários latinoamericanos residentes nos EUA. O objetivo é encorajar estes empresários a exportar para os seus países de origem produtos fabricados nos EUA.


A iniciativa é louvável, porque se sabe que um dos obstáculos mais importantes para as exportações é o estabelecer contactos nos potenciais países de destino. Naturalmente, a Diáspora latinoamericana possui uma vantagem considerável nestes mercados e portanto os EUA procura ajudar estes empresários.


Porque não fazer algo parecido, mas adaptado ao contexto português? Portugal, um país (hoje novamente) de emigração, possui uma vasta Diáspora em todo o mundo. E muitos membros desta Diáspora são empresários. Porque é que não encorajamos estes empresários a estabelecer contactos com fornecedores localizados em Portugal e assim contribuir para a exportação de produtos portugueses para os países onde são residentes. A capacidade de estabelecer contactos em todo o mundo através da nossa Diáspora poderia assim converter-se num fator de competitividade.


Paulo S Monteiro

3 comentários:

Pedro Antunes disse...

Paulo, essas iniciativas existem em Portugal… são é mal atribuídas, geridas e demasiado burocráticas. Mas plenamente de acordo.

Paulo Santos Monteiro disse...

E provavelmente também são pouco divulgadas, porque eu quase não conhecia... :)

Pedro Antunes disse...

E algumas mal dão para perceber... Já tive de ler alguns documentos mais de 3 vezes para perceber se a minha empresa se enquadrava ou não!