terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Adeus 2012, Bem Vindos a 2013


Pois é…

Os Maias estavam enganados... ou melhor, os pseudo-arqueólogos, astrólogos, pseudo-historiadores defensores da teoria alienígena, contentes em distorcer os dados em favor da sua teoria, estavam enganados!
O mundo não acabou a 21 de Dezembro de 2012. Nem os Maias acreditavam nisso!!! Parece que era simplesmente aquilo a que os Maias chamavam “Contagem Longa”, um período de alguns milhares de anos que pelo o que percebi corresponde à precessão dos equinócios. A questão do fim do calendário é que, na data tão falada, terminava uma era e iniciava uma nova, i.e. uma rotação completa do eixo ,ou precessão. Nada que o movimento “New Age” não soubesse já e ditasse como o fim da era do Peixe e o início da era do Aquário... Apesar dos Maias nem usarem as mesmas referências e nada a que não se dê o mesmo grau de rigor científico e interesse nos canais de pseudo-notícias e pseudo-documentários que mais parecem sessões de comédia.
Mas não se preocupem, numa qualquer escavação suficientemente remota para ter pouco financiamento, um arqueólogo de segunda irá descobrir que afinal é me 2013, ou em 2112, ou outra idiotice qualquer... E que não são os Maias, as os Olmecas ou Toltecas, ou uma qualquer aldeia celta nos confins da Gália... Ah, esperem, isso é o Astérix!

Claro que não podemos deixar de estar um bocado orgulhosos da população do nosso planeta. Não houve casos de histeria em massa, não houve suicídios de grupos fanáticos nem nenhum líder (nem o facilmente cartoonável Kim Jong-un, com o seu novo míssil pseudo-intercontinental) começou uma guerra.

Pois é, o mundo não acabou e há muito por fazer para além de contemplar superstições, pseudo-ciência e não-notícias.

No lado negativo ainda não se apanhou Kony, os objectivos 202020 da EU estão longe de ser atingidos, o calote polar do norte atingiu mínimos...
No lado mais positivo, pelo menos para os não colectivistas crónicos e seus sucedâneos bizarros que misturam ideologia kitsch e fervor pseudo-religioso, o Euro não acabou. Nem o Governo português caiu. Nem ninguém tentou “corromper” Paulo Portas usando informação sobre o seu comportamento (nunca cheguei a perceber a que se referia esta bizarra invenção do PS Ana Gomes). E o preço das células foto-voltaicas continua a descer para perto da paridade com a rede!! Wohooo!

2012 foi só um ano de crise, como os 3/4 que o precederam... com uma alteração substancial... hoje a economia mundial está mais estável, com confiança na resolução do precipício fiscal americano; a Europa recupera alguma confiança; Portugal também... até os Gregos!!! 

Vamos ver como corre 2013... bem vindos a 2013 e a tudo o que o ano vai trazer!

2013: 
http://www.youtube.com/watch?v=qddp9tQrw30
2050: http://www.youtube.com/watch?v=LOnMWSJBQ70

Sem comentários: