quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O efeito Gravata Vermelha

Muitos portugueses comemoraram ontem 100 anos de República. O núcleo das comemorações foi a Praça do Município e não o Palácio onde vive o Presidente da República devido ao simbolismo de aí ter sido (na Praça do Município) proclamada essa alteração institucional em 1910.
Os discursos não me surpreenderam. Continuamos na República das palavras e não na República das acções. Mas não fiquei indiferente ao vestuário dos diferentes actores políticos, nomeadamente às gravatas. Constatei que ou o vermelho está na moda, ou os políticos foram também buscar essa cor à simbologia do momento.
Passo a explicar: O Presidente da Republica, o Primeiro-ministro, o Presidente da Câmara de Lisboa e o Ministro da Presidência tinham todos gravata de cor vermelha. Poderia fazer um paralelismo simples e dizer que assim se vê que são todos iguais mas não vou por esse caminho.
Será então coincidência? Não me parece. Seria falta de criatividade!
Será Moda? Se for moda, tenho de actualizar o meu próprio roupeiro e nesta altura de crise nem quero pensar nesta hipótese!
Terão combinado a cor dessa peça de vestuário? Parece-me difícil porque o Presidente da Assembleia e o Presidente da Comissão de Comemoração dos 100 anos de República usaram cores diferentes.
O motivo mais lógico faz-me acreditar que os políticos que escolheram o vermelho se tenham inspirado no vermelho da bandeira nacional e isso ainda me deixa mais preocupado! A bandeira nacional tem 2 cores principais. A cor vermelha representa o valor e o sangue derramado nas conquistas, nas descobertas, na defesa e no engrandecimento da Pátria. Já a cor verde representa a esperança em melhores dias de prosperidade e bem-estar, e também os campos verdejantes.
Não deixa de ser simbólico que todos tenham optado pelo vermelho e nenhum tenha apostado no verde. É verdade que a cor verde só ocupa 2/5 da superfície da bandeira mas não compreendo que todos estes 4 políticos tenham optado pela cor mais dramática quando nos seus discursos colocam a tónica na esperança do futuro e na melhoria do bem-estar para os portugueses!
Senhores políticos, Portugal não pode resumir-se apenas ao vermelho da bandeira! Há muito verde em cada português anónimo que ambiciona os melhores dias que a classe politica parece infelizmente já ter colocado de parte, seja no vestuário ou seja nas (ausências de) acções! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que seja devido à cor vermelha do barrete frígio = república

Abraço