segunda-feira, 14 de março de 2011

Democracia? Onde? Em Portugal? - adenda

Com os mais recentes eventos, tenho de fazer aqui um mea-culpa pelo meu lapso aquando da apresentação das alternativas face à ausência de um estado democrático em Portugal. Mencionei autocracia, cleptocracia, partidocracia, mas faltou-me algo que começa por “f” e acaba em “lismo”.

Então na 6ª feira passada o país é informado pelo Governo daquela forma em Bruxelas que vamos pagar mais impostos devido ao PEC IV, onde ficou espelhado (se mais confirmações fossem necessárias) o respeito que têm pelo país? Eu sinceramente, cada vez mais me sinto como as gentes da época medieval, onde a sua vida enquanto servos era regida por um mui iluminado e autoritário Senhor que basicamente o que fazia era cobrar impostos. E de tempos a tempos esse Senhor tinha de ir prestar contas ao Rei (nos tempos modernos a União Europeia). Chama-se a isto Feudalismo.

Sem comentários: