sexta-feira, 18 de março de 2011

Rescaldo do protesto da "Geração à Rasca"

No rescaldo dos protestos de sábado dia 12 de Março como manifestação da chamada “Geração à Rasca”, é fundamental “parabenizar” os quatro impulsionadores iniciais do mesmo. Apesar de ter dúvidas quanto à total independência partidária do mesmo, isso é perfeitamente secundário.

Passando pelos pontos óbvios já sobejamente falados (movimentação da sociedade civil, carácter pacífico da mesma, heterogeneidade dos participantes) existiram duas coisas que me deixaram bastante apreensivo quanto ao estado a que Portugal chegou. A saber:

- 38 anos depois a canção “Tourada” do Fernando Tordo ainda é cantada em coro pelas ruas da Avenida da Liberdade durante uma manifestação. Diz muito sobre as mudanças que ocorreram em Portugal no entretanto.
- Pior que isso, foi ver de parte de uma pessoa jovem que estava no protesto, o seu imenso pavor a que fosse apanhada pelas imagens de alguma reportagem de televisão. Era funcionário público (professor). Que triste clima de medo e de auto-censura que se está a viver em Portugal.


Ps: Nos tempos aúreos da Stasi, chegava a haver cerca de um informador para cada 200 habitantes da RDA. Com a auto-censura que se está a instalar em Portugal, por este caminho ainda nos tornamos mais eficientes :(.

Sem comentários: