quarta-feira, 30 de março de 2011

Propostas para o problema da justiça II - acabar com a massificação dos cheques bancários

Em nenhum país civilizado é possível adquirir um bem ou serviço em troca de um papel rabiscado com uns números e uma assinatura, que basicamente diz a quem recebe o cheque o seguinte: "olhe, eu não tenho agora aqui dinheiro comigo ou disponível para lhe fazer uma transferência bancária. Mas vou-lhe escrever e dar este papelucho, e se você confiar em mim, acredite que eu tenho dinheiro na conta".

Pontos a favor:
- Eliminação dos largos milhares de caso que vão surgindo cada ano devido a cheques sem cobertura.

Pontos contra:
- Eventual redução dos depósitos bancários, se bem que julgo que não iria existir uma transferência tão significativa para as transacções em numerário.