segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Lusitanos? Sim já o fomos!

O país está mal, os amigos continuam a emigrar, o custo de vida está a aumentar e os impostos não param de crescer! Diz-se que um dia vamos melhorar, que vamos começar a crescer e o povo acredita! Apesar dos roubos crescentes e do Estado não conseguir ser mais eficiente nas suas tarefas fulcrais: Segurança, Defesa, Educação, Saúde… o povo tolera!
País de brandos costumes é como nos definem lá por fora, como se fora uma qualidade. Já acreditei nessa teoria! E isso aconteceu quando utopicamente acreditava num Estado eficiente e consciente das suas responsabilidades! Mas esses brandos costumes têm sido um fardo para o nosso desenvolvimento. Sem clivagens, a sociedade não progride. Não falo de revoluções nem guerras mas de clivagens tecnológicas, culturais e humanas. Os nossos brandos costumes são brandos demais!
Muitos dos meus colegas e amigos resignam-se com as medidas impostas. Mas, mais grave do que isso, resignam-se com o estado do País, com os políticos que nos têm (di)gerido e com as ineficiências de tantos sectores. Preferem ver um jogo de futebol do que pensar no seu futuro e na sua responsabilidade social face a um país deprimido e longe do Portugal que já foi!
Nas farmácias diz-se que a venda de anti depressivos tem aumentado. Mas como é possível aumentarem as depressões, essa doença da moda, com um clima como o nosso, em que até no Inverno temos semanas consecutivas de sol?
Na politica, em vez de discutirmos medidas para progredirmos, prefere-se esgrimir acusações sobre associações secretas e nas alegadas relações obscuras entre membros e seus interesses!
Quanto à justiça? …não tenho palavras! Tantas leis (demasiadas) e zero de eficácia! Processos eternos, arguidos por condenar e vitimas por indemnizar! Se não temos uma justiça eficiente, como queremos ser um Estado de DIREITO?!?!
Na educação passámos a promover o facilitismo e a tirar o valor aos títulos académicos. Um licenciado passou a mestre, nas novas oportunidades fazem-se 3 anos em 3 horas e os professores são penalizados por chumbarem alunos que não atingiram os objectivos mínimos!
Enfim, tanto assunto por dinamizar, tantas medidas a tomar para que Portugal progredisse! Com tanta coisa por fazer, como é possível haver tantas pessoas resignadas e alheadas do seu próprio futuro? Terão colocado de parte o país? Ou colocaram-se a elas próprias de parte?

Sem comentários: