quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O umbigo lusitano

O mesmo acontecimento, dois títulos, duas interpretações da mesma realidade:

i. Bolsas europeias sem ouvidos para a S&P

ii. Cortes de ratings já estavam nos preços, afirmam analistas

O primeiro é de um jornal de referência português. O segundo é de um jornal de referência brasileiro.

Esta discrepância na análise da realidade fez-me lembrar o Natal de 2010. Por essa altura, os meus amigos da banca em Londres comentavam: “A probabilidade de Portugal fazer default (e, por conseguinte, sair do euro) é de 20%”. Os meus amigos da banca de Lisboa rebatiam: “Que exagero!! alguma vez isso (apocalipse financeiro) vai acontecer? “. O mais engraçado é que, já nessa altura, os meus amigos de Bruxelas explicavam: “O que está em causa é mais do que o Euro: é a própria União Europeia!”

Três meses depois, esta era a capa da Economist.

Mas este não é mais um post da já clássica maldicência portuguesa: todos os meus amigos citados eram portugueses...

João Mergulhão

Sem comentários: