domingo, 23 de setembro de 2012

Em Portugal prejudicam-se as empresas médias e grandes em favor das Pequenas e Muito Grandes

Muitos economistas tem chamado a atencao para a falta de produtividade das empresas portuguesas. Os dois principais factores por detrás de Portugal ter metade do PIB per capita alemao sao: educacao e produtividade. A educacao explica uns 30%, mas a produtividade explica o resto.

Um professor de Stanford, Nick Bloom, colocou uma equipa de MBAs a avaliarem da mesma forma uma amostra representativa de empresas de diversos paises, incluindo Portugal. Ora, em Portugal, Bloom descobriu algo raro. Existem 25% de empresas portuguesas com as mesmas boas práticas de gestao que o estrangeiro, mas as outras 75% pareciam uma desorganizacao total.

http://www.stanford.edu/~nbloom/w16019.pdf

http://www.stanford.edu/~nbloom/JEP.pdf

Outros autores alimentam a evidencia porque isto ocorre em Portugal. Portugal tem uma serie de leis que defendem os empresarios pequenos e ineficientes de competidores maiores e mais produtivos (Braguinsky, Branstetter, Regateiro, 2011). Isto impede as empresas portuguesas de usarem a escala mais eficiente e as melhores tecnologias.

http://www.voxeu.org/article/incredible-shrinking-portuguese-firm

http://www.nber.org/papers/w17265.pdf?new_window=1

Ora, assim nao admira que a produtividade em Portugal seja má! Nós protegemos os maus empresarios e depois dizemos que sao pouco produtivos. O sinal evidente disto é que Portugal tem uma grande quantidade de empresas pequenas e pouco produtivas. Em paises como os EUA as empresas pequenas e pouco produtivas morrem e dao lugar a outras melhores. Em Portugal nao...

Outro economista, Pedro Martins, descobriu que parte das regulacoes que prejudicam as boas empresas em Portugal sao os requerimentos para despedir. Portugal requer que empresas com mais de 20 trabalhadores se macem com contactos aos sindicatos e outras burocracias antes de despedir. Isto leva os trabalhadores portugueses a nao sairem para empresas novas onde os custos de despedir sao mais baratos e a estar nas empresas ineficientes e pouco produtivas.

http://ftp.iza.org/dp3112.pdf

Mais recentemente, eu descobri um dado curioso. O economista de UCLA, Hugo Hopenhayn, estima a distribuicao de empresas em EUA, India, China, e Mexico. Curiosamente, a China e EUA sao relativamente parecidos, ou seja os Chineses parece que escolhem a melhor escala produtiva para as suas empresas. Comparando esses paises com Portugal parece que Portugal está distorcido nao só para favorecer muitas empresas pequenas, mas também para privilegiar empresas muito grandes (as firmas de mais de 10000 trabalhadores). Ou seja, nao só beneficiamos os pequenos capitalistas ineficientes, mas também os grandes "crony capitalists". Nao vou dar aqui nomes...

http://www.bcentral.cl/conferencias-seminarios/seminarios/pdf/Hugo_Hopnehayn.pdf

Sem comentários: