quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PEREN - Programa Estratégico de Revitalização da Economia Nacional


Em alternativa à tão discutida e mal amada reforma da TSU, como eventual forma de dinamizar a criação de emprego, arrisco sugerir uma medida mais barata, sem custos sociais, com impacto também incerto mas com a mais valia de ter influência directa na dinamização da economia e na criação de emprego pela revitalização dos mercados produtivos e comerciais.

Chamar-se-ia PEREN – Programa Estratégico de Revitalização da Economia Nacional. Teria uma duração de 20 anos, com uma equipa composta por quadros intermédios de vários organismos do Estado, Administração Pública e/ou Empresas Públicas, com salários não superiores a €5.000. Todos os funcionários teriam de corresponder a vários critérios, nomeadamente sucessão de avaliações elevadas, qualidades humanas reconhecidas e motivação exemplar. Seriam requisitados às suas funções de origem e fariam parte deste Organismo/Programa que teria uma missão concreta: Promover a revitalização da economia nacional como desígnio estratégico a 20 anos, dinamizando os apoios estatais e comunitários já existentes como forma de impulso aos empreendedores, exercendo um papel de facilitadores de negócio e geradores de riqueza.

O PEREN teria custos reduzidos porque não implicaria novas contratações, novos apoios ou outro tipo de comparticipações públicas. Teria a vantagem de motivar colaboradores de elevado potencial, altamente conhecedores das debilidades dos programas públicos e apoiaria um conjunto alargado de empresas produtivas e eficientes mas que não têm tempo nem recursos para recorrerem a apoios existentes e, por vezes, tão mal aproveitados (ou aproveitados sempre pelos mesmos).
Em paralelo, seria a primeira grande medida do Governo para inverter a crise, utilizando a prata da casa, promovendo a eficiência no gasto dos recursos e tendo como objectivo a dinamização estratégica do nosso tecido produtivo!

Poderão dizer que o Estado já tem Institutos e Organismos que fazem este trabalho e que não se resolvem ineficiências criando mais organismos. Mas, a quem tiver esta opinião, eu digo que não vejo melhor forma de resolver os problemas do que colocar profissionais competentes e motivados ao serviço de uma causa nobre, estratégica e com impacto directo nas empresas eficientes (e se os outros organismos são ineficientes, que se extingam). Do lado dos empresários, penso que não haverá qualquer critica a esta medida, assim como da população, da oposição ou dos sindicatos…
Não será a medida perfeita porque temos poucos recursos. Mas também nas políticas, ou melhor, essencialmente nas politicas, porque não apostamos na eficiência e pedimos ajuda aos bons recursos existentes na Administração Pública?

Aqui deixo esta ideia de borla. Pode ser que alguém leia e a entregue de bandeja ao executivo governamental!  

3 comentários:

José Lapalice disse...

Se bem percebi, a ideia é criar uma equipa pública de consultoria para apoio a candidaturas a projectos de investimento apoiados pelo Estado e/ou União Europeia.
Ou por outras palavras, um conjunto de tradutores para que os leigos consigam perceber o emaranhado de legislação, formulários, procedimentos necessários a candidatar-se a um projecto de investimento financiado.
Eu não tenho nada contra o trabalho de uma equipa destes mas se fosse para ajudar a simplificar procedimentos e disponibilizar mais informação e de forma mais clara.
Ps: Além de que o principal problema dos apoios estatais e comunitários é o tempo até receber o dinheiro. Porque empresas privadas que fazem as candidaturas e têm ex-quadros do Estado a fazer a consultoria existem as suficientes.

Nuno Vaz da Silva disse...

A ideia era essa em termos práticos mas numa óptica politica teriamos um programa estratégico (coisa que falta ao governo e ao país) com o objectivo de revitalizar a economia, apoiar empresários, facilitar candidaturas, agilizar negócios e abrir o caminho à internacionalização com um modus operandi pro-activo e ao serviço de um designio não de facção, não de grupo de interesse mas sim Nacional.

Anónimo disse...

Essa e boa, combater o problema do custo salarial excessivo com uma comissão da sábios...concerteza tal deve estr fundamentado em estudos aturados que comprovam a eficácia....amigo, poupa-nos,...