sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A UE e o Nobel

Prémio Nobel da Paz para a União Europeia. E é inteiramente merecido. A UE contribuiu mais que qualquer outra instituição ou organismo internacional para reduzir o número de conflitos num período em que o número de países na Europa e no mundo aumentou muito, a população mundial cresce a um ritmo sem igual e há cada vez mais rivalidade na partilha dos recursos económicos. O sucesso do Euro é indispensavel para garantir o aprofundamento da UE e para que esta continue a promover a paz e a democracia na Europa. E para que o Euro seja um sucesso, é importante que os cidadãos da União Europeia apoiem este projecto. Para tal é preciso que haja solidariedade entre os vários Estados membros, uma efectiva e sana coordenação das políticas económicas, sem ultimatos nem braços de ferro e respeito pelas instituições da democracia nos vários Estados membros.      

4 comentários:

Pedro Antunes disse...

Boas Paulo,

Completamente de acordo! Das cinzas das Guerras Mundiais surgiu um espaço de paz, riqueza e "all that Jazz" como não se viu em mais parte nenhuma do mundo!

Esperemos que daqui a uns anos algo de semelhante não seja necessário na Ásia, por causa de umas ilhas, para chegar ao mesmo resultado!

Só um dado interessante: a taxa de crescimento da população mundial está a diminuir. O próximo milhar de milhão (8º) vai demorar o mesmo tempo que o anterior (7º) e menos do que o seguinte (9º) de acordo com a generalidade das previsões. Claro que em valores absolutos o crescimento é brutal!

http://www.youtube.com/watch?v=UAIv15fWfHg (um bom video)

Carlos Madeira disse...

Concordo com quase tudo. Com o Nobel, sim. Só discordo do Euro ser necessario para a Paz. O Padrao-Ouro era parecido com o Euro e mesmo assim tivemos a Grande Guerra!

De qualquer forma, sou a favor do Euro e de mais Solidariedade por motivos económicos.

O Estado Social europeu vai-se manter e (aqui vou fazer especulacao futuristisca sem bases reais) penso mesmo que daqui a 20-30 anos vamos ter Subsidio de Desemprego e Pensoes parcialmente pagas pela Europa e parcialmente pagas pelos Estados Nacionais.

Paulo Santos Monteiro disse...

Carlos, acho que comparar o padrão ouro ao euro é exactamente parte do problema. O euro é (ou deveria ser) muito mais que aquilo que foi o padrão ouro. Para começar, a zona euro possui um banco central, as instituições da UE exercem algum controlo sobre a política fiscal dos estados membros e em troca existem mecanismos de coesão entre os vários Estados membros. O problema é que o BCE deve completar a sua vocação e agir como garante do sistema bancário. Os sistemas de controlo das políticas fiscais devem ser mais eficazes e, last but not least, as políticas de coesão devem ser muito reforçadas. Precisamos de um sistema de transferências federal ao nivel da UE. Portanto, os elementos que fazem com que o Euro seja muito mais que o padrão ouro existem mas devem ser muito mais reforçados. Se calhar não o foram ainda porque muitos pensavam que apenas tinhamos substituido o padrão ouro pelo "padrão euro"...

Pedro Antunes disse...

Não foram reforçados porque muitos ainda pensam na Europa como uma União de Estados Soberanos quando deviam pensar na Europa como uma federação de nações com cedência de parte da sua soberania!