Muitas
vezes falamos de melhorar a administraçao pública e de como um Estado mais eficiente
poderia servir melhor o público e o país. Um dos
grandes problemas que se aponta à Administraçao Pública é a sua dificuldade em
atrair os melhores profissionais e atingir uma gestao de topo. Em Portugal
existe uma reputaçao dos empregos na Administraçao Pública servirem mais
objetivos políticos que uma provisao eficiente de serviços capazes. Este
fenómeno até aparece estudado formalmente por um dos actuais secretários de
Estado, Pedro Martins, que encontrou evidencia
empírica de que os empregos no sector público aumentam consideravelmente
nos meses anteriores e posteriores às eleiçoes.
Nao quero aqui fazer nenhuma análise do sector público em Portugal ou da
sua eficiencia, mas ocorreu-me que realmente por vezes a capacidade de nomear
as pessoas mais competentes e expulsar o pessoal menos eficiente tem um impacto
enorme. Exemplos claros disso ocorreram justamente a seguir à Revoluçao
Americana de 1776 e à Revoluçao Francesa de 1792. Nas colónias americanas os
administradores eram nomeados pela sua lealdade à coroa e por seu berço de
nobreza inglesa, nao pelo seu conhecimento da economia americana ou interesse
no bem estar dos colonos. Na França feudalista praticamente todas as posiçoes
de topo na Administraçao e Exército se deviam ao berço dos candidatos e à
capacidade das famílias comprarem (literalmente) os cargos de gestao públicos.
Em ambas as sociedades os gestores públicos nao eram seleccionados com base em
critérios de competencia, mas sim políticos e hereditários. Creio ser fácil
imaginar o grau de ineficiencia e incompetencia que grassava na gestao pública
dessas sociedades.
Ambas as Revoluçoes tiveram um efeito tremendo na melhoria da Administraçao
Pública em ambos os países, uma vez que permitiram aos trabalhadores mais
competentes literalmente tomar conta da nova administraçao. Napoleao foi um
génio militar e político. Numa situaçao em que o Estado estava falido e o
Exército mal equipado e desmoralizado, Napoleao conseguiu vencer os exércitos
italianos e austríacos em 1796. Depois de tomar o poder, Napoleao promoveu uma
meritocracia extremamente eficiente nas Forças Armadas, ascendendo soldados
pouco ilustres às mais altas posiçoes. Isto é algo pouco conhecido, mas o
primeiro negro a subir à condiçao de general em França, Alexandre Dumas (pai
e avo dos célebres escritores franceses), surgiu durante o governo
napoleónico. Dumas é até os dias de hoje o oficial negro de mais alta patente
na história da Europa. Ou seja, Napoleao promoveu maior competencia militar e
neutralidade racial no seu exército que qualquer estadista antes ou depois
dele! Ao fim de alguns anos, apesar da França falida, Napoleao rapidamente se
apercebeu que tinha o exército melhor gerido da Europa e dominou todas as
potencias continentais até à Rússia, algo que nunca nenhum líder militar antes
ou depois dele conseguiu. Os franceses da monarquia mal conseguiam chegar ao
Reno, quanto mais a Moscovo.
Napoleao teve outros exitos assinaláveis, como a elaboraçao do Código Civil
(um dos sistemas de leis mais influentes a nível internacional) e a promoçao da
ciencia (como a estandidazaçao de medidas com o sistema métrico e a utilizaçao
de comida enlatada pelo exército, duas inovaçoes de enorme impacto até aos dias
de hoje). Infelizmente para os Franceses, Napoleao era um militar demasiado obcecado.
Em vez de capitalizar a paz depois de Austerlitz, Napoleao iniciou conflictos
com todas as potencias europeias, incluindo a Inglaterra. Os ingleses – tal como
outros países – também tinham muitos incompetentes na Marinha e Exército, mas
estiveram a tempo de mudar e promover os mais competentes. Militares como Nelson,
Cochrane, e Wellington acabariam por derrotar a eficiente máquina napoleónica.
A desgraça da França foi a ambiçao napoleónica ter custado centenas de milhares
de vidas.
Nos EUA a nova administraçao pública também provou ser mais capaz que os
seus antecessores feudais. Por fortúnio americano, estes beneficiaram nao de um
génio militar, mas de um grande gestor financeiro, Alexander Hamilton. Como o
primeiro Secretário do Tesouro dos EUA, Hamilton defendeu a liberdade de
iniciativa empresarial e a livre competiçao. Também criou a primeira Casa da
Moeda americana, o antecessor do actual Fed, e lançou impostos federais e uma
dívida americana nacional. É de observar que nenhuma destas medidas eram óbvias
para a altura. Thomas Jefferson era mais a favor de uma política económica do
estilo françes em que o Estado iria directamente favorecer as indústrias e
empresários que pareciam melhores para o Governo. Hoje nos cursos de Economia
aprendemos que estas politicas industriais podem ser desastrosas, mas nos
tempos de Hamilton imperava o mercantilismo e dirigismo industrial, nao a livre
empresa. Também havia muitos políticos americanos que insistiam na adopçao de
tarifas comerciais monstruosas com Inglaterra, algo que Hamilton recusou porque
iria prejudicar os industriais e comerciantes americanos.
Hamilton também insistiu que criar uma moeda americana única, o dólar, iria
promover o comércio doméstico e internacional do novo país. Ademais, a
existencia de impostos federais e de uma dívida nacioanl iria permitir aos EUA
financiar-se com juros mais baixos (uma vez que a dívida dos EUA iria ser mais
credivel que a dívida de cada país individual). Estas eram medidas fiscais
muito impopulares para a altura, mas que se revelaram chave no sucesso
americano do século 19. Os conselheiros de Washington eram mais favoráveis à
autonomia de cada Estado e que cada ex-colónia se safasse por si, pagando as
suas dívidas ou declarando default.
Portanto, de certa forma Hamilton antecipou a discussao feita em torno do
Euro em 1999 e a questao actual sobre mecanismos financeiros que permitam à
Europa dar liquidez e auxílio a crises financeiras de cada país europeu, como
os ESBIES.
Realmente, os EUA tiveram mais sorte. O génio militar de Napoleao ao final
trouxe muitas desgraças. A visao financeira de Hamilton sofreu na altura muitos
protestos de políticos que nao queriam salvar os Estados em crise financeira ou
daqueles que queriam favorecer os “melhores empresários” (do ponto de vista
deles, claro). Mas ao final o liberalismo económico, a moeda única americana, e
o seu sistema fiscal solidário a nível federal garantiram aos EUA crescimento e
prosperidade económica para todo o futuro.
Carlos
Madeira
Economista do Banco Central do
Chile
O artigo reflecta meramente a
opiniao pessoal do seu autor.
3 comentários:
Muito bom post Carlos!
Carlos, excelente artigo. Resta-nos saber se em Portugal teremos um Napoleão. Já em relação à Europa, as diferenças culturais e históricas dos países dificultarão o crescente processo de unificação que poderia resolver muitos dos problemas vigentes! Não creio que seja possível termos uma espécie de Estados Unidos da Europa. Aliás, acredito até que a geografia de alguns países pode ter algumas alterações, veja-se por exemplo as pressões separatistas em Espanha!
Não querias dizer um Hamilton, Nuno?
Uma federação de estados europeus já começa a ser uma realidade. Vai acontecer, o processo pode até estar a acelerar. Mas como na história dos EUA, só quando se tornar um facto consumado é que nos vamos aperceber disso! E então será apenas uma questão de acertar formalidades.
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